8 hábitos para viver melhor!

Sinta-se mais jovem e viva melhor com hábitos diários simples. Leia até o final e mude sua rotina!

5/12/20233 min read

a woman squatting on the floor
a woman squatting on the floor

Sim, hoje em dia o que não faltam são recursos para se sentir melhor e mais jovens. Cirurgias plásticas, remédios que prometem milagres, pílulas, cremes e, agora o mais recente, chip da beleza.

Mas a verdade é que, com uma mudança simples nos nossos hábitos diários, podemos não somente recuperar nossa jovialidade como, ainda, viver melhor e com mais saúde.

Seja como for, o principal é entendermos que um corpo saudável vai muito além da beleza. Saúde abrange todo o completo bem-estar físico, mental, psicológico e social de uma pessoa, e todos esses aspectos podem ser melhorados com a introdução de práticas mais benéficas e a retirada de hábitos negativos.

  1. Alimente-se com qualidade

Ok, comer hambúrgueres, chocolates, refrigerantes e outros industrializados pode até ser uma delícia. Mas você já parou para pensar em tudo o que esses alimentos causam ao seu organismo?

Além de inflamações e intoxicações, o excesso desses alimentos pode provocar doenças cardíacas, gastrointestinais e cânceres. Sendo assim, priorize alimentos naturais (legumes, verduras, grãos e frutas), assim como carnes magras.

  1. Hidrate-se

É repetitivo, mas necessário dizer: beba água! A hidratação previne olheiras, melhora o aspecto da pele, melhora o raciocínio e o funcionamento dos órgãos, músculos e outras estruturas do organismo, contribuindo com o transporte de nutrientes e a eliminação de sais e toxinas.

  1. Reduza o consumo de álcool e evite o tabaco

Pois é, mais uma vez, vamos falar sobre o óbvio. Álcool em excesso e tabaco são inimigos de uma vida saudável e longeva.

É claro que não estamos falando para você nunca mais tomar um drink ou uma cerveja, mas você pode controlar a quantidade ingerida.

Quanto ao tabaco, saiba que a circulação dessa substância na corrente sanguínea faz com que a pele perca o viço e o brilho; prejudica o cabelo, as unhas e os dentes; e ainda afeta outras estruturas do organismo. Isso sem contar os problemas pulmonares decorrentes do fumo.

Ah, e se você pensa que a versão eletrônica dos cigarros é menor prejudicial, saiba que está enganado. Além da nicotina, essa versão de cigarro ainda apresenta outras substâncias tóxicas que afetam sua saúde.

  1. Deixe o sedentarismo de lado

Odeia academia? Faça uma caminhada! Não gosta de caminhada? Encontre uma atividade física que goste. Seja como for, deixe o sedentarismo de lado.

Além de contribuir com o aumento de peso, ficar parado amplia os riscos de infarto, AVC, trombose, diabetes, entre outras doenças.

Precisa de mais motivos para praticar atividades físicas? A realização de exercícios moderados de forma constante ajuda a prevenir flacidez, perda muscular, diminui dores, fortalece a imunidade e melhora a eficiência dos órgãos do seu corpo.

  1. Tome sol (mas com moderação)

Tomar sol é algo extremamente benéfico para o organismo. Além de adquirir vitamina D, a exposição controlada e segura ao sol ajuda a melhorar nosso humor, diminui a pressão arterial e fortalece ossos e músculos.

Contudo, é preciso cuidado! Evite a exposição nos horários de pico do sol (entre 12h e 13h), e sempre (SEMPRE) utilize protetor solar.

  1. Cuide da sua mente

Uma mente ativa também faz parte de uma vida saudável. Leia bastante, converse com outras pessoas, aprenda coisas novas, desafie seus conhecimentos e seu cérebro, trace metas.

Tudo isso ajuda a fortalecer sua memória, criatividade, raciocínio e concentração.

  1. Viva mais momentos de alegria

Sorria mais, se divirta, fique ao lado daqueles que ama. Viver momentos de alegria é essencial para uma vida mais saudável.

Procure por novos hobbies, faça aquilo que te deixa feliz e evite o estresse sempre que possível. Isso ajuda a diminuir os níveis de cortisol e adrenalina, hormônios associados ao medo e à ansiedade, e aumentam os níveis de serotonina, dopamina e endorfina, responsáveis pelo nosso bem-estar.

  1. Tenha noites de sono de qualidade

Desligue a TV e coloque o celular de lado antes de dormir, crie horários para se deitar e se levantar, e tente dormir mais cedo.